domingo, 17 de maio de 2009

Os Prós e contras dos midia na Linguagem e Comunicação


“Percebe-se que as mídia possui o poder de persuasão, visto que simultaneamente ela se comporta de forma purista, utiliza uma linguagem mais popular para poder conquistar a adesão de seu público. Muitas vezes a influência dos meios de comunicação de massa colaboram para a desvalorização da norma culta em detrimento de seus modismos e vícios de linguagem trazidos pela mídia.O ensino da Língua Portuguesa deve periodizar a comunicação, surgindo também, a necessidade da inserção da norma culta para situações formais. Ensinar a língua, vem se tornando um desafio para professores que valorizam a comunicação e que almejam para seus alunos o conhecimento dessa norma.” (BRITTO,l997,188).
Muitas vezes ao irmos ver o telejornal na Internet ficamos a pensar será que o que foi transmitido é verdadeiro e ficamos com dúvidas, porque o que vemos na Internet nem sempre é verídico e as fontes também não são de confiança, porque o que acontece às 9h às 10h já e divulgada na Internet como notícia e, por vezes, uma notícia sem pés nem cabeça.
A Internet também nos facilitou o nosso trabalho no dia-a-dia; fazemos pequenas pesquisas agora numa hora enquanto antigamente demorávamos um dia ou uma semana; também viajamos para fora cá dentro, conhecendo novas culturas e diferentes regiões e até fazemos amizades, apenas com um simples clique, onde quer que estejamos.
Mas em compensação perdem-se as idas às bibliotecas, o contacto físico com os livros e pessoas porque tudo que queremos está num simples clique; passamos horas no mundo virtual e não vemos o tempo passar.
Na minha opinião tenho saudades dos tempos antigos mas já não abdico do computador onde passo por vezes horas.

Sem comentários: