quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Castelo de Leiria


No primeiro fim-de-semana, de Setembro, eu, juntamente com a minha família, fomos visitar o castelo de Leiria.
Pensando eu que estava intacto, quando cheguei fiquei desiludida, pois estava em ruínas, aproveitando-se apenas uma sala, a torre e a muralha à volta do castelo gótico.
Mas mudei logo de opinião ao ver aquelas paisagens magnificas e vim a saber que depois de uma longa batalha contra os mouros, D. Afonso Henriques, no século XII, mandou construir este castelo e mais tarde D. Dinis acabou a obra, mandando fazer uma capela, a torre do sino e a torre que tem o nome de menagem e que serviu como prisão, e, com isto, passou de uma fortaleza a um castelo. Também existe um túnel subterrâneo com ligação a uma igreja no exterior, que se encontra fechado derivado ao estado de degradação.
Embora estivesse tudo pedra sobre pedra, as placas escritas em várias línguas identificam onde era e o que era: a capela, a porta da traição e os celeiros e outros mais
É um castelo que por ano leva milhares de turistas a visitá-lo, e também devido ao terramoto as pessoas da cidade formaram uma organização com o nome dos amigos do castelo que ajudam na manutenção dos longos jardins dentro das muralhas.
Concluí que, devido ao Módulo “Atendimentos Diversos na Recepção”, soube identificar que Leiria se localiza no Pinhal Litoral (Nuts III), tem 5 concelhos e é capital de distrito. Os seus pontos turísticos, além do castelo, é o pinhal de Leiria, o parque Municipal, o Jardim Luís de Camões, o museu do castelo, mas na minha maneira de ver não existem palavras para descrever este e outros monumentos da nossa história, e que ao fim de tantos anos e de tanto sangue derramado continua acesa a chama pelo mesmo.
No final da minha visita consegui responder a certas perguntas tais como: como foi, para que foi, e para que serviu e como futura recepcionista é algo que me vai ser muito útil, para dar a informação a quem necessitar.

Sem comentários: