terça-feira, 17 de março de 2009

As Tecnologias da Informação e da Comunicação em Ovar



O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pela população de Ovar foi realizado pelos formandos do curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário “Recepção em Hotelaria” do Centro de Formação Futurbrain.
A recolha de informação foi realizada no dia 12 de Dezembro de 2008.
Este inquérito foi aplicado a indivíduos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 90 anos, residentes em Ovar.

GPS: Analisando os dados recolhidos conclui que a totalidade dos inquiridos com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos e entre os 80 e os 90 anos não utilizam GPS. Verifica-se uma utilização de cerca de 95% na faixa etária dos 20 aos 30 anos e a diferença da sua utilização é pouca entre ambos os sexos.

Televisão: Todos os inquiridos do escalão etário dos 10 aos 20 anos referiram que possuem e vêm televisão diariamente. Com 80% segue a faixa etária dos 20 aos 40 anos e dos 80 anos aos 90 anos. 80% dos inquiridos possui mais do os quatro canais generalistas. Destes, 85% possuem uma ligação por cabo. A nível nacional, o número de assinantes do serviço de distribuição por cabo tem vindo a aumentar especialmente na grande Lisboa e, em segundo lugar, o norte. A faixa etária que mais horas gasta a ver televisão é a dos 60 aos 70 anos e dos 80 aos 90 anos de idade.

Computadores: Todos os inquiridos com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos utilizam o computador. Em contrapartida, nenhum dos indivíduos do escalão etário dos 80 aos 90 anos o utiliza. Quanto ao género, são os indivíduos do sexo masculino os seus maiores utilizadores. 59,3% dos inquiridos referiu que o utilizam todos os dias para trabalho e lazer e 17,4% apenas para trabalho. Comparando estes dados com os dados nacionais, verifica-se também uma maior utilização por parte dos indivíduos do sexo masculino e, quanto ao nível de escolaridade, os licenciados são os que mais o utilizam.

Internet: A faixa etária que utiliza mais a internet em Ovar é a dos 10 aos 20 anos. Com 77% seguem-se os da faixa etária dos 20 aos 30 anos. 60% dos utilizadores são do sexo masculino e 100% dos utilizadores da Internet são licenciados. 70% dos inquiridos utilizam a internet todos os dias, 66% utilizam-na para o trabalho e apenas 6,7% para compras e pagamentos. A nível nacional, o escalão etário que mais a utiliza é a dos 16 aos 24 anos e verifica-se uma maior utilização por parte do sexo masculino.

Rádio: Todos os inquiridos possuem rádio, mas só 73,8% ouvem rádio todos os dias. A mais ouvida é a RFM.

Telemóvel: Cerca de 70% dos inquiridos possui 1 telemóvel e apenas 2,8% possui mais de 3 telemóveis. Os jovens com idades compreendidas entre 10 e os 20 anos utilizam o telemóvel para SMS, dos 80 aos 90 anos apenas para efectuar chamadas. 85,8% dos inquiridos tem conhecimento dos maléficos que os telemóveis nos podem trazer para a saúde .

Telefone fixo: 59,6% não possuem telefone fixo. A nível nacional verifica-se uma descida na adesão ao telefone fixo.

sábado, 14 de março de 2009

Vsita ao museu virtual "Museu do Louvre"


Proposta de trabalho

Ao fim de efectuar várias pesquisas sobre museu virtuais decidi falar sobre o Museu de Louvre. O museu fica situado em Paris, sendo um dos maiores e mais famosos museus do mundo.
Lá encontram-se várias obras como colecções enormes do antigo Egipto, da arte da Grécia Antiga como

a Vénus de Nilo, do Renascimento, como a famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci e várias obras-primas de grandes artistas como Michelangelo, Goya, entre outros.
Durante a visita, a obra que me chamou mais a atenção foi a Mona Lisa. Escolhi esta obra porque achei bonitos os traços pintados naquela época e também as cores utilizadas pelo seu autor. Ao pesquisar descobri que o mesmo pintor, Leonardo da Vinci, pintou também a Última Ceia em 1490.
A minha segunda escolha foi a Vénus de Nilo porque sempre ouvi falar dela desde criança e até tive uma estátua dela em miniatura. A terceira foi a escultura da Vitória de Samotrácia, porque falamos dela durante a sessão de formação e fiquei a saber que “pertencia à proa de um navio”. Os seus traços são magníficos e estrutura das suas asas nem se fala. Por fim, posso dizer que esta visita me soube a pouco e gostaria de conhecer aqueles belos salões e as suas riquezas pessoalmente e não apenas virtualmente.
Até agora, nunca tinha achado interessante visitar um museu virtual, no entanto, esta visita ao Museu do Louvre, fez-me mudar de opinião.


Fontes


wikipedia.org/wiki/Museu_do_Louvre






As diferentes salas

No fim destes módulos FT10 e FT11 ,aprendi as dimensões que as salas de eventos podem ter e como podem estar designadas tais como, em U, Plateia, Escola e Buffet, também aprendi as diferenças dos vários tipos de eventos como conferências que consiste sempre em duas partes: o auditório e os expositores. Estes podem discorrer sobre um assunto previamente escolhido e de seu amplo conhecimento. Ao final deste período, respondem a perguntas formuladas pelo auditório. A conferência visa a um público específico que demonstra familiaridade com o assunto abordado, Workshop que tem como objectivo detalhar, aprofundar um determinado assunto de maneira mais prática. Normalmente possui um moderador e um ou dois expositores, simpósio, que é um derivado da mesa-redonda, possuindo como característica o fato de ser de alto nível, com a participação de aspectos diferentes de determinados assuntos - e sempre com a presença de um coordenador, e também aprendi o que era um congresso que pode ser definido como uma reunião promovida por entidades associativas, visando ao debate de assuntos que interessem a um determinado segmento já um seminário é uma reunião de pessoas com o objectivo de debate em grupo, formas de desenvolvimento ou renovação de ideias ou valores comuns aos participantes. Deve ter convidados especialistas nos assuntos a serem apresentados.
Além de tudo o que aprendi acima referido também escrevi cartas, e-mail e fax respondendo a rodos os pedidos feitos pelo cliente e quais as diferenças entre um operador turístico e agencias de viagens.
Também fizemos um panfleto de grupo fazendo promoção as salas do hotel Poeta para combater a época baixa .
Para mim aprendi muito com este módulo e tudo o que aprendemos é uma mas valia para o futuro e a formadora tem nos ajudado muito a progredir.
Fonte